16 de out. de 2009

Entrevista de emprego. O que devemos esperar?


Nervosismo, ansiedade e terror. Como encarar uma entrevista de emprego? Hoje em dia não está fácil arrumar um emprego, difícil mesmo é arrumar uma entrevista. Por isso um candidato sempre fica nervoso quando aparece uma chance de ser entrevistado. Em entrevistas há respostas verdadeiras e respostas adequadas, o candidato ideal é aquele que consegue fazer a resposta adequada parecer verdadeira. Num processo de seleção o candidato escolhido é sempre aquele que responde o que o entrevistador quer ouvir.
Hoje, as empresas estão valorizando muitos aspectos comportamentais relacionados a inteligência emocional do candidato. Portanto é preciso se preparar e destacar na entrevista suas habilidades comportamentais e seu relacionamento. A inteligência emocional de uma pessoa está relacionada a sua capacidade de auto-motivação, seu bom humor, sua empatia, sua capacidade de comunicação e seu espírito de equipe.
Quanto maior conhecimento o candidato mostrar sobre a empresa ou o seu ramo de atuação, maiores serão suas chances de influenciar positivamente o entrevistador. Em geral o entrevistador está preocupado em descobrir se o candidato poderá ser útil a empresa, se conseguirá desenvolver bem suas funções, se conseguirá se relacionar adequadamente com os seus colegas de serviço e se é uma pessoa bem humorada, então o candidato precisa preparar-se para demonstrar ao entrevistador que possui todas essas condições mencionadas.
Além disso, muitos candidatos preocupam-se muito com o conteúdo que vão levar e acabam se esquecendo da postura do corpo na hora da entrevista, um fator que também é essencial. A postura corporal é a linguagem que passará a nível inconsciente ao entrevistador a mensagem: "me contrate". E a postura começa desde a entrada na sala de entrevistas: nunca entre com as mãos atrás das costas, pois isso indica sua submissão, nunca entre com os braços cruzados, por ser uma postura fechada. Então, mantenha sempre os braços juntos ao corpo.
Cuidado na hora de sentar, sempre fique com o corpo ereto para mostrar sua atenção, ou seja, sente nos primeiros quinze centímetros da cadeira, pois se você se sentar por completo na cadeira suas costas nunca ficarão retas porque a cadeira não foi feita pra ficar com as costas retas e sim para deixá-las relaxadas.
Pras mulheres fica uma dúvida: "o que eu faço com minha bolsa?", jamais fique com ela em seus braços, aproveite o espaço que sobrou atrás de você na cadeira e a coloque lá, tanto sua bolsa quanto uma mochila. Outra coisa importante é a sua perna, por mais que você esteja nervoso, você não pode demonstrar isso ao entrevistador de forma alguma, então não a balance.
Botar o cotovelo na mesa, como é feito geralmente acaba delimitando seu espaço mostrando inconscientemente que aquele espaço é seu e que não está aberto para novas coisas e nem mesmo para escutar o que o entrevistador quer dizer.
Algumas dicas que podem ajudar são: use sempre uma roupa apropriada, o candidato deve se vestir do jeito que a empresa se veste. As respostas devem ser curtas, de um minuto cada uma no máximo. Não fale mal de ninguém. Desligue o celular, caso você esqueça e ele tocar, não atenda e muito menos veja quem te ligou. E por fim, muita sorte e positivismo.

Fontes:
Guia da Carreira (http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/carreira/entrevista-emprego)
UOL (http://noticias.uol.com.br/empregos/dicas/entrevista.jhtm)
Efetividade.net (http://www.efetividade.net/2006/12/13/entrevista-de-emprego-preparacao/)
Algo Sobre Vestibular (http://www.algosobre.com.br/psicologia/o-que-e-psicotecnico.html)




1 comentários:

Anônimo disse...

Poxa, as dicas são muito boas mesmo...
Adorei o blog ta muito informativo...

;D

beijos Claudinha

Postar um comentário