30 de out. de 2009

Empreendedorismo

Ser empreendedor significa ser motivado pela auto-realização. O empreendedorismo tem grande importância econômica e social em qualquer sociedade, pois criam negócios que movimentam capital, complementam o trabalho desenvolvido pelas grandes empresas e geram empregos, mas a falta de preparo por parte de muitos empreendedores, faz com que haja um alto índice de empresas que fecham as portas logo nos primeiros anos, portanto, apenas ter a vontade e a disposição de abrir um negócio próprio não garante o sucesso do empreendimento. É preciso ter sangue empreendedor nas veias para iniciar um negócio e fazê-lo funcionar.
Não há de fato, uma maneira de saber se você tem o que é preciso para iniciar um negócio, mas existem alguns elementos comuns no tecido emocional e familiar que envolve as pessoas preparadas para se aventurar em um empreendimento. Ninguém nasce empreendedor, a participação da família, o convívio com os amigos de escola, de trabalho, o relacionamento com a sociedade vai favorecendo o desenvolvimento de algumas características.
Mas a grande pergunta que fica no ar é: quais as características de um empreendedor de sucesso? Existem algumas características divididas em 3 conjuntos, que são utilizados como base pelo SEBRAE:

*Conjunto de realização: busca de oportunidades; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; persistência e comprometimento.

*Conjunto de planejamento:
busca de informações; estabelecimentos de metas; planejamento e monitoramento.

*Conjunto de poder: persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança.


Um empreendedor, sente a necessidade de realizar coisas novas, está sempre disposto a correr riscos, é persistente e se prepara com antecedência antes de começar um novo negócio ou projeto. "Controlar a ansiedade, ter atitude profissional e escolher bem os sócios ou parceiros de trabalho, são cuidados essenciais para este profissional", é o que explica, Batista Gigliotti da Fran Systems Consultoria.

Ou seja, o empreendedor é aquele profissional, que sempre está disposto a colocar em prática novos projetos, gerando melhores resutados.




Qualidades de um empreendedor

Ambição - Ser ambicioso e ter uma visão de sucesso para os seus projetos.
Coragem - Saber perder e ganhar e não ter medo do fracasso.
Determinação - Saber lutar pelas suas ideias (teimosia).
Auto confiança - Acreditar nas suas capacidades pessoais e experiência, no projeto que pretende concretizar e na equipa que lidera.
Decisão - Ter capacidade de tomar as decisões que enfrentar ao longo da sua vida, em tempo oportuno, mesmo quando arriscadas, difíceis ou ousadas.
Independência - Ter preferência pela autonomia, com autoconfiança e autodomínio.
Curiosidade - Procurar continuamente novas ideias e novas oportunidades de negócio.
Criatividade - Ser criativo, ter consciência do valor da criatividade no desenvolvimento dos negócios e apostar na inovação.
Motivação - Ser motivado e ter empenho em tudo o que se faz.
Otimismo - Ter uma visão optimista do futuro, enfrentando os obstáculos com confiança e entusiasmo e tendo como meta o sucesso dos seus projectos.
Visão - Capacidade para identificar oportunidades e antecipar projetos antes da sua difusão nos mercados.
Sentido de Oportunidade - Ter capacidade para percepcionar uma situação que corresponde a uma oportunidade e saber aproveitá-la.
Liderança - Ter objetivos claros e capacidade para organizar, criar uma filosofia e método de trabalho e uma equipe, orientar esforços e motivar colaboradores.
Sentido de responsabilidade - Ter capacidade para aceitar as responsabilidades morais, legais e mentais associadas aos seus projetos.
Excelência - Ter o desejo de concretizar qualquer coisa de mérito, pela qual fique orgulhoso.
Organização - Ter capacidade para congregar recursos (humanos, técnicos, materiais e financeiros) e esforços para a execução de um projeto, organizando-os de forma a garantir a eficiência e eficácia da sua aplicação e a obtenção dos resultados pretendidos.
Comunicação - Ter facilidade de comunicação com as pessoas.
Experiência - Ter experiência pessoal (escolar e profissional) e conhecimento do negócio que idealizou, em que pretende actuar ou trabalhar e aprender (produtos e serviços, inovação e tecnologias, mercados, parcerias e marcas, financiamentos, modelos de negócio, etc.).
Blogueiros do Conhecimento encontraram no site do Sebrae um teste que serve para se saber se você tem ou não espírito empreendedor, para acessa-lo, clique aqui!


Fontes:

*Administradores.com.br
*HSM global
*SEBRAE





3 comentários:

Lucas Mendonça disse...

Fiz e teste e deu que tenho espirito empreendedor... bem massa o post...
boa sorte no concurso...

Leticie Barros disse...

Eu sempre quis ter um negocio proprio, e tenho varias qualidades citadas a cima...
;DD
Muito lindo o blog...

;*

Hegon Felipe disse...

Muito bom o post! Recursos utilizados de maneira coerente, e a postagem sucinta, mas não deficitária. Estão de parabéns!

Postar um comentário